PSI0033 – EPISTEMOLOGIA E HISTORIA DAS PSICOLOGIAS I
Justificativa: A disciplina de Epistemologia e História das Psicologias – I intenta promover uma visão mais abrangente de algumas concepções “existenciais” que estão na base das Psicologias Existenciais-Humanistas. São objetos de reflexão nesta disciplina uma discussão aprofundada acerca do que se entende por “experiência”, “holismo” e “organísmico” nestas Psicologias; aspectos da fenomenologia com a construção do conhecimento em psicologia e com clínica; e dimensões epistemológicas e metodológicas especeficamente dirigirdas à Abordagem Centrada na Pessoa e à Gestalt-Terapia.
Ementa: Epistemologia e Fenomenologia. O antipsicologismo de Husserl. A analítica de Heidegger. Merleau-Ponty e a filosofia da ambiguidade. O intuicionismo de Bergson. O conhecimento psicológico de matriz fenomenológica.
Objetivos:
- Apresentar teoria do conhecimento que antecede e possibilita o surgimento da fenomenologia. Discutir os fatores filosóficos que prepararam a emergência da concepção fenomenológica, bem como apresentar as características e os campos investigativos da teoria do conhecimento.
- Apresentar uma panorâmica acerca do pensamento de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Merleau-Ponty.
- Expor as correlações do pensamento existencialista, a saber, as contribuições de Sarte, Nietzsche entre outros.
- Expôs e discutir dimensões filosófico-metodológicas, bem como as contribuições para as abordagens clínicas (ACP, GT e Psicodrama).