Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Curso de Psicologia – Sobral

Área do conteúdo

Sobre o Curso

O que é Psicologia?

 

Área de atuação/Mercado de trabalho

O campo de atuação do psicólogo é bastante diversificado. Pode trabalhar em hospitais, consultórios, clínicas de recuperação de dependentes químicos, penitenciárias, asilos, centros de atendimento a crianças e adolescentes ou a pessoas com deficiência, escolas, institutos de pesquisa, institutos médico-legais, fóruns, tribunais de justiça, juizados, indústrias, associações, clubes esportivos e ONGs.

Grande parte das oportunidades de emprego surge na Psicologia Organizacional, para o setor de RH de empresas. Boas chances também no serviço público. A pesquisa acadêmica e a docência em universidades são outras áreas em que pode atuar.

O Curso de Psicologia da UFC – Campus Avançado de Sobral –, define como especificidades (competências e habilidades) de cada uma dessas áreas de atuação, as apresentadas a seguir:

Psicologia Escolar/Educacional:
O psicólogo escolar/educacional a ser formado atuará no âmbito da educação, realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção em grupo e individualmente. Essa atuação envolve todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo ensino-aprendizagem. Nessa tarefa, considerará as características do corpo docente e discente, do currículo, das normas da instituição, do material didático e demais elementos do sistema. Em conjunto com a equipe, colaborará com o corpo docente e técnico, na elaboração, implantação, avaliação e reformulação de currículos, de projetos pedagógicos, de políticas educacionais e no desenvolvimento de novos procedimentos educacionais. Além disso, analisará as características do indivíduo portador de necessidades educacionais especiais para orientar a aplicação de programas especiais de ensino. No âmbito administrativo, contribuirá na análise e intervenção no clima educacional, buscando melhor funcionamento do sistema que resultará na realização dos objetivos educacionais.

Psicologia Clínica e da Saúde:
O psicólogo clínico formado pela UFC atuará na área da saúde em diferentes contextos, mediante práticas que visam minimizar o sofrimento humano e contribuir para maior qualidade de vida. Essa atuação se dará nos planos individual, grupal e institucional, nas perspectivas preventiva e curativa. O profissional dessa área atuará nas tarefas de estudo, diagnóstico e
acompanhamento de pessoas em situações de crise, quadros psicopatológicos e outros, por meio de métodos e instrumentos psicológicos consagrados. Poderá desenvolver atendimentos terapêuticos em modalidades tais como psicoterapia e aconselhamento individual, de grupo, de casal e familiar, conforme as orientações teóricas e metodológicas mais focalizadas durante a sua formação básica e complementar. Também poderá se dedicar à psicoprofilaxia, psicoterapia lúdica,
psicomotora, arteterapia, consultoria, interconsultoria entre outras atividades mais específicas. Atuará em clínicas, unidades básicas de saúde, hospitais e ambulatórios, colaborando junto à equipe profissional, na identificação e controle dos fatores emocionais que ameaçam ou prejudicam a saúde do indivíduo. Poderá atuar diretamente com os pacientes e junto às suas famílias, assim como, indiretamente, através de intervenções na conduta da equipe profissional. Sensibilizará autarquias, políticos, técnicos de saúde e os meios de comunicação social para os aspectos psicológicos da saúde e do desenvolvimento humano. Contribuirá no desenvolvimento de programas de atenção primária e outros de caráter preventivo e na elaboração e implementação de políticas de saúde.

Psicologia Social do Trabalho e das Organizações:
O psicólogo social do trabalho e das organizações atuará em atividades relacionadas à análise e desenvolvimento organizacionais, à ação humana nas organizações, ao desenvolvimento de equipes, à consultoria organizacional, à seleção, acompanhamento e desenvolvimento de pessoal, ao estudo das condições de trabalho e à intervenção orientada para a saúde do trabalhador. Desenvolverá programas e projetos na área de saúde mental do trabalhador, visando a promoção de bem estar no trabalho. Atuará junto à equipe profissional, em atividades preventivas e de reabilitação, subsidiando-as quanto a aspectos psicossociais. Atuará como consultor interno/externo, contribuindo para o aprimoramento das relações de trabalho,
mediante ações que facilitem processos de grupo nas organizações. Elaborará, executará e avaliará, em equipe multidisciplinar, programas de desenvolvimento de recursos humanos. Intervirá em conflitos e tensões gerados na relação capital-trabalho.

Psicologia Social e Comunitária:
O psicólogo social/comunitário analisará o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões social, institucional, organizacional e comunitária, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais. Estudará e avaliará seu campo de atuação e seus desafios contemporâneos, particularmente os da América Latina. Realizará atividades variadas tais como diagnósticos, intervenções e avaliações de processos psicossociais, visando à promoção do desenvolvimento humano e social, e da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações, coletividades e movimentos sociais, em diferentes níveis de intervenção, de caráter preventivo e/ou pedagógico, considerando as características dos fenômenos e dos problemas psicossociais com os quais se depara.

Como é o curso na UFC

Com 40 anos recém-completados em 2014, o curso de Psicologia da UFC iniciou as atividades em 1974, em Fortaleza. Hoje, está presente no campus de Fortaleza e no campus de Sobral. Na capital, são ofertadas 80 vagas, com entrada em turmas semestrais de 40 alunos. Já em Sobral, são oferecidas 50 vagas, com entrada anual. Os dois cursos possuem duração mínima de dez semestres e funcionam em período integral.

Acessar Ir para o topo