PSI0039 – METODOS CLINICOS DE AVALIACAO COGNITIVA
Justificativa: Considerando o que propõe as Novas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Psicologia, que se referem às competências exigidas para o psicólogo, relativas à avaliação de problemas de natureza cognitiva, faz-se necessário pensar em procedimentos e instrumentos de avaliação além dos testes padronizados. Na atualidade, várias discussões vêm sendo feitas em relação a técnicas com metodologias clínicas para este fim, as quais requerem um conhecimento de seus referenciais teóricos, especialmente no que tange às concepções de inteligência, subjacentes aos métodos e procedimentos envolvidos. Dessa forma, a proposta de uma disciplina que aborde os métodos clínicos amplia a visão e os recursos do estudante para desenvolver essas competências requeridas e vem se somar aos conhecimentos relativos aos instrumentos objetivos e quantitativos de avaliação.
Ementa: O método clínico na avaliação da inteligência: histórico e bases teóricas. Abordagem piagetiana acerca da inteligência e sua investigação. Abordagem histórico-cultural na investigação da inteligência. A Orientação Profissional numa perspectiva clínica e sócio-histórica.
Objetivos:
- Apresentar metodologias clínicas de avaliação cognitiva e suas respectivas concepções de inteligência, baseadas nas teorias piagetiana e histórico-cultural.
- Examinar criticamente as noções de inteligência/cognição na teoria histórico-cultural e piagetiana;
- Analisar suas consequências para a prática avaliativa.
- Apresentar o método clínico piagetiano e as formas dinâmicas e assistidas de avaliação.
- Apresentar as vertentes histórico-cultural e clínica da orientação profissional.