PSI0048 – PSICOPATOLOGIA INFANTO-JUVENIL
Justificativa: A disciplina de Psicopatologia Infanto-Juvenil encontra sua importância por apresentar os aspectos históricos, clínicos e epistemológicos que fundamentam o saber psicológico da modernidade acerca da infância e da adolescência, refletindo sobre as condições de possibilidade do surgimento dos discursos sobre as “anormalidades” e/ou “transtornos” apresentados pelos sujeitos na vida contemporânea. Outra importância fundamental é a introdução de um pensamento
clínico, fundamental ao profissional da psicologia, compreendendo as diversas perspectivas diagnósticas decorrentes das diversas matrizes do pensamento psicológico.
Ementa: Psicopatologia infanto-juvenil: aspectos históricos, epistemológicos e clínicos. Perspectivas diagnósticas e tendências atuais
Objetivos Gerais e Específicos:
- Apresentar os principais conceitos relacionados à psicopatologia infanto-juvenil salientando suas problemáticas clínicas, históricas e epistemológicas.
- Refletir sobre a construção do discurso psicopatológico sobre a infância na modernidade;
- Compreender as diferenças entre algumas perspectivas diagnósticas e suas dimensões de normalização e disciplinamento dos sujeitos;
- Estudar criticamente como ocorreu a apropriação da infância pelo discurso psicopatológico;
- Apresentar as grandes correntes em psicopatologia e suas tendências atuais;
- Explorar clinicamente os principais quadros psicopatológicos da infância e da adolescência.