PSI0008 – TEORIAS E PRATICAS EM PSICOLOGIA SOCIAL I

Justificativa: A disciplina de Teorias e Práticas em Psicologia Social I inicia o acadêmico de psicologia à compreensão dos processos de subjetivação a partir das dimensões político, histórico, social, institucional, organizacional e comunitária, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais e colocando o homem como protagonista da cena social. Sistematiza conteúdos necessários à formação de psicólogos que consideram o homem em suas múltiplas possibilidades de existência trazendo para a convivência social a diversidade e a diferença, evitando a padronização de comportamento social e ampliando a compreensão sobre o vasto leque de produções subjetivas do homem no mundo contemporâneo.

Ementa: História, conceito e abordagens em Psicologia Social. Categorias psicossociais nas vertentes em psicologia social. A teoria histórico-cultural e seu desdobramento na América Latina. O compromisso ético político do psicólogo social.

• Construir junto com os alunos, através de uma aproximação teórica e empírica dos tópicos do programa, um espaço de reflexão, discussão e crítica acerca da Psicologia Social.
  • Refletir criticamente sobre os fenômenos psicossociais, buscando compreender as dimensões históricas, sociais, políticas e culturais da subjetividade;
  • Compreender, analisar e discutir realidades sociais identificando nelas o fenômeno psicológico;
  • Identificar o fenômeno psicossocial como um campo de investigação da psicologia;
  • Compreender a constituição subjetiva como inter-relacionada ao contexto sócio-histórico;