PSI0009 – TEORIAS DA SUBJETIVIDADE IV

Justificativa: A disciplina apresenta sua relevância a partir do estudo de referenciais teóricos e na construção de conhecimentos referentes ao estudo do desenvolvimento humano que subsidiarão a formação do psicólogo.

Ementa: Psicologia Genética (Piaget e outros): personalidade, sujeito psicológico e sujeito epistêmico, subjetividade e atividade do sujeito, inteligência, consciência e simbolização, egocentrismo, pensamento e linguagem. Psicologia Histórico-Cultural (Vìgotski e outros): pensamento, linguagem e seus eixos interno e externo, a internalização das funções psicológicas superiores, pensamento e palavra, sentido e significado, linguagem monológica e dialógica, linguagem interior, a concepção semiótica da consciência, o sujeito psicológico e seus aspectos lógico e semântico.

• Refletir sobre as contribuições para a ciência psicológica dos autores J. Piaget, H. Wallon e L. S. Vigotski.
  • Conhecer os principais conceitos sistematizados por J. Piaget, H. Wallon e L. S. Vigotski;
  • Relacionar a Psicologia Genética ao projeto de uma Epistemologia Genética em J. Piaget;
  • Apresentar a perspectiva psicogenética integral da pessoa em H. Wallon;
  • Relacionar os conceitos vigotskianos ao seu projeto de uma Psicologia Geral;
  • Discutir a atualidade e as críticas às obras dos referidos autores.