PSI0015 – TEORIAS DA SUBJETIVIDADE III (COMPORTAMENTALISMO)

Justificativa: A disciplina de Teorias da Subjetividade III: Análise do Comportamento visa proporcionar ao aluno a compreensão da problemática da subjetividade na sociedade moderna e na psicologia tradicional a partir da discussão dos princípios de uma interpretação e intervenção analítico-comportamental para a temática da subjetividade.

Ementa: Subjetividade enquanto um fenômeno relevante para a Psicologia. O modelo monista para a abordagem da subjetividade. A interpretação behaviorista radical para os eventos privados. Privacidade e Linguagem. Autoconhecimento. Controle do comportamento por eventos privados. A análise funcional do comportamento como instrumento de análise da subjetividade.

• Apresentar os princípios de uma interpretação analítico-comportamental para a temática da subjetividade;
  • Apresentar a problemática da subjetividade na sociedade moderna;
  • Delinear a interpretação analítico-comportamental de sentimentos, pensamentos, crenças e emoções;
  • Conhecer abordagem doe Eventos privados na terapia analítico-comportamental.