PSI0016 – TEORIAS DA SUBJETIVIDADE II (PSICANALISE E PSICANALITICA)

Justificativa: A disciplina de Teorias da Subjetividade II se faz importante na medida em que apresenta aos alunos a Psicanálise de uma maneira contextualizada, levando em consideração seus aspectos históricos – desde os textos pré-psicanalíticos até os últimos textos de Freud – e próprio movimento freudiano de construção do saber psicanalítico a partir da clínica. Além disso, busca compreender e demonstrar enquanto uma resistência a maneira pela qual a Psicanálise é disseminada na cultura.

Ementa: Introdução aos fundamentos epistemológicos e históricos da psicanálise. Apresentação do movimento psicanalítico a partir do trabalho teórico/clínico concebido por Freud.

• Apresentar os fundamentos históricos, clínicos e conceituais da Psicanálise;
  • Refletir sobre a “Psicanálise” na cultura;
  • Discutir acerca de uma “subjetividade” em Psicanálise;
  • Compreender os aspectos biográficos e contextuais do surgimento e desenvolvimento da Psicanálise;
  • Abordar alguns dos principais conceitos metapsicológicos, bem como estar a par de uma lógica Outra (do inconsciente);
  • Compreender a indissociabilidade entre clínica/teoria no âmbito da Psicanálise.