PSI0019 – EPISTEMOLOGIA E HIST DAS PSIC III (COMPORT E FUNCIONALISMO)

Justificativa: A disciplina de Epistemologia e História das Psicologias III visa proporcionar ao aluno uma visão das influências históricas e epistemológicas nas abordagens comportamentais. Promoverá o importante debate entre as propostas do Behaviorismo Metodológico de J.B. Watson, Behaviorismo Mediacional de Tolman e Hull e o Behaviorismo Radical de B.F. Skinner, apresentando suas diferentes propostas para a Psicologia a partir de pontos como: proposta de ciência, visão de homem, visão de mundo, sistemas explicativos, objeto de estudo, abrangências e possibilidades. Ao final da disciplina o aluno terá condições de situar os determinantes históricos do Behaviorismo Radical e diferenciá-lo das demais propostas comportamentalistas.

Ementa: A psicologia norte-americana. Os fundamentos da psicologia comparada: Romanes, Lloyd Morgan, Loeb e Jennings. O pragmatismo: Peirce, James e Dewey. O funcionalismo: Baldwin, Angell e Harvey Carr. O realismo do comportamentismo metodológico: John Broadus Watson. O pragmatismo do comportamentalismo radical: Skinner. Os neo-comportamentalistas: Tolman e Hull. A concepção da ciência do comportamento: o behaviorismo e a Análise do Comportamento. Os períodos do fieri científico em Skinner.

• Apresentar as principais influências teóricas e filosóficas do Behaviorismo Radical.
  • Apresentar um panorama dos modelos conceituais da Filosofia da Ciência que embasam as propostas behavioristas.
  • Delinear a proposta Skinneriana na história da Psicologia.
  • Conhecer as teorias que influenciaram Skinner na formulação da sua concepção de homem.
  • Conhecer a construção e a constituição epistêmica do Behaviorismo Radical.
  • Apresentar os principais paradigmas do Behaviorismo Radical.