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Universidade Federal do Ceará
Curso de Psicologia – Sobral

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PSI0021 – PSICOLOGIA COMUNITARIA

Justificativa: Desde meados da década de 60 a psicologia no Brasil tem se voltado para o trabalho com comunidades de baixa renda com um duplo objetivo: primeiro, deselitizar a profissão; segundo, desenvolver tecnologias que sejam capazes de melhorar as condições de vida da população. Nesse cenário a Psicologia Comunitária tem se mostrado uma teoria de extrema importância para as leituras e intervenções sociais a partir da realidade brasileira. A disciplina Psicologia Comunitária pretende apresentar aos psicólogos em formação os pressupostos desenvolvidos ao longo dos últimos 40 anos pelos teóricos europeus, norteamericanos, latino-americanos e brasileiros, discutindo o compromisso dessa forma de psicologia com o desenvolvimento da consciência crítica, a ética da solidariedade, das práticas cooperativas e, principalmente, com empoderamento dos indivíduos e grupos. Por ser uma disciplina que preocupa com a intervenção emancipadora, seu desenvolvimento se dará na articulação entre a teoria e a práxis, ou seja, concomitantemente às aulas expositivas os discentes serão convidados à inserção a comunidade, para o levantamento das demandas e possíveis intervenções.

Ementa: Origem e história da Psicologia Comunitária; correntes européias, estadounidenses e latino-americana; conceitos básicos; o papel do Psicólogo Comunitário; métodos e técnicas de investigação e de intervenção em Psicologia Comunitária; trabalho de campo.

Objetivos: 

  • Apresentar aos psicólogos em formação os pressupostos da Psicologia Comunitária desenvolvidos ao longo dos últimos 40 anos pelos teóricos europeus, norte-americanos, latino-americanos e brasileiros, discutindo o compromisso dessa forma de psicologia com o desenvolvimento da consciência crítica, a ética da solidariedade, das práticas cooperativas, com empoderamento dos indivíduos e grupos, articulando no decorrer do curso teoria e práxis.
  • Ser capaz de dialogar com movimentos sociais contemporâneos.
  • Ler textos e entender com profundidade a realidade nacional e o histórico de formações dos movimentos sociais.
  • Compreender o surgimento dos movimentos sociais nacionais.
  • Dialogar e debater com movimentos sociais existentes no contexto nacional.
  • Construir uma análise crítica do atual momento brasileiro e suas consequências nacionais.
  • Refletir criticamente sobre os fenômenos psicossociais, buscando compreender as dimensões históricas, sociais, políticas e culturais da subjetividade;
  • Compreender, analisar e discutir realidades sociais identificando nelas o fenômeno psicológico;
  • Identificar o fenômeno psicossocial como um campo de investigação da psicologia;
  • Compreender a constituição subjetiva como inter-relacionada ao contexto sócio histórico;
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