PSI0025 – EPISTEMOLOGIA E HIST DAS PSIC II (PSICANALISE E PSIC ANALITICA)

Justificativa: A disciplina será relevante na construção de conhecimentos referentes à Psicanálise e Psicologia Analítica que subsidiarão a formação do psicólogo.

Ementa: Psicanálise: a concepção e os fundamentos da ciência em Freud. O inconsciente. O método. A metapsicologia e suas dimensões: os pontos de vista tópico, dinâmico e econômico. O interesse científico da psicanálise. A ética da psicanálise. Dissidências: Adler e Jung. A releitura de Melanie Klein e da psicologia do Ego. O retorno a Freud por Lacan: a relação com a linguística, o estruturalismo e a matemática. Psicologia Analítica: a concepção de ciência em Jung. O inconsciente e as funções da consciência. O método.

• Conhecer a História e a Epistemologia da Psicanálise e da Psicologia analítica fornecendo importantes elementos na formação do psicólogo.
  • Conhecer a História da Psicanálise, sua articulação com outras disciplinas como a física, a química, a medicina, a filosofia, linguística, estruturalismo, a literatura, a matemática e as artes;
  • Conhecer o histórico das dissidências e sua relação com os constructos teóricos;
  • Compreender as relações da Psicanálise e da Psicologia analítica com a Ciência e o saber;
  • Conhecer as principais críticas epistemológicas à Psicanálise e à Psicologia Analítica;
  • Compreender o método, a formação dos conceitos e as possibilidades de transmissão da Psicanálise