PSI0028 – PSICOLOGIA E SAUDE PUBLICA I

Justificativa: A disciplina Psicologia e Saúde Pública I tem sua relevância na medida em que propõe apresentar a configuração do campo da Saúde Pública no Brasil, com sua evolução histórica, construção do Sistema Único de Saúde – SUS e posterior inserção do profissional de psicologia neste espaço. Possibilita o conhecimento de programas e políticas nacionais de saúde e a construção de uma visão crítica da implementação dos mesmos, articulados, ou não, com o saber/fazer psicológico.

Ementa: Processo histórico de construção do campo da Saúde Pública no Brasil. Compreensão das atuais políticas de saúde e dos seus processos de formulação, gestão e controle social. O conceito de Saúde e o processo saúde/doença. Saúde Coletiva: campo de saber e âmbito de práticas. Articulação entre Psicologia e Saúde Pública. Psicologia da Saúde. Atuação do profissional de psicologia na assistência pública à saúde. A perspectiva dos atores do Sistema de Saúde local.

• Proporcionar formação teórico-prática no que concerne à articulação da Psicologia com o contexto da Saúde Pública.
  • Compreender a Saúde como campo articulado com a Psicologia;
  • Elaborar conhecimentos em saúde a partir da evolução histórica das Políticas Públicas em Saúde;
  • Identificar a perspectiva dos atores do Sistema de Saúde em Sobral;
  • Desenvolver competências de intervenção e investigação no SUS re-significado;
  • Implementar a formação acadêmica para a realização de estágios na área da Psicologia Clínica e da Saúde.