PSI0034 – PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO E DAS ORGANIZACOES I

Justificativa: A disciplina possibilita a introdução da categoria trabalho no saber psicológico, analisando os desdobramentos históricos que permitiram a constituição de uma área específica de aplicação da Psicologia no âmbito da estrutura social, reconhecendo a polissemia associada ao conceito de trabalho e suas repercussões na análise dos mais diversos contextos organizacionais e de compreensão da atividade humana.

Ementa: Caracterização da categoria trabalho. Implicações do conceito de trabalho na estruturação social e na construção subjetiva. Transformações do mundo laboral e psicologia. Análise do impacto das abordagens organizacionais na compreensão das diferentes formas de inserção laboral.

• Estudar a relação direta entre o Trabalho e a Psicologia
  • Discutir o significado e sentido do trabalho ao longo da evolução histórica
  • Compreender o impacto das transformações da estruturação laboral no exercício profissional do psicólogo
  • Proporcionar aos alunos uma compreensão crítica da área de Psicologia Social do Trabalho e das Organizações que viabilizem uma atuação responsável.