PSI0036 – PROJETO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA

Justificativa: A importância desta disciplina no projeto pedagógico do curso de Psicologia está relacionada com a elaboração de um projeto de pesquisa científica em Psicologia, que faz parte do eixo estruturante Fundamentos Teórico-Metodológicos das Diretrizes Curriculares em Psicologia, que visa capacitar o futuro psicólogo em metodologias de pesquisa. Esta disciplina será organizada em temáticas relacionadas a problemáticas relevantes de pesquisa em Psicologia.

Ementa: Fases da elaboração de um projeto de pesquisa científica em Psicologia: Pergunta de partida, Exploração, Problemática e Construção do modelo de análise. Projeto de pesquisa.

• A partir da discussão da importância da realização de pesquisa científica para o avanço do saber psicológico, a disciplina visa a preparar os alunos de Psicologia para escrita de um Projeto de Pesquisa em Psicologia, a partir da discussão e da realização das fases de escrita do projeto.
  • Discutir a importância da pesquisa científica em Psicologia;
  • Compreender as principais partes que integram um projeto de pesquisa;
  • Escrever um projeto de pesquisa em Psicologia.