PSI0038 – PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL I

Justificativa: As interseções entre Psicologia e Educação ao longo da história não apenas nos ajudam a compreender a construção da Psicologia Escolar como disciplina e práxis, mas também nos fazem refletir sobre os impasses que ainda hoje cercam a área. A disciplina, portanto, contribui para o debate político e ético sobre a inserção do psicólogo no campo educacional, enfatizando as dimensões de pesquisa e de intervenção, tão necessárias para a formação dos alunos de psicologia. Ao longo da disciplina, as bases histórico- epistémicas de constituição da Psicologia Escolar e Educacional estarão articuladas às discussões atuais sobre a produção de subjetividade nas práticas pedagógicas, em uma vertente micropolítica, bem como às políticas públicas no campo da educação, em uma vertente macro. Discussão que possibilitará ao aluno se apropriar das práticas de pesquisa e de intervenção na área de escolar em uma perspectiva mais crítica e inventiva.

Ementa: História da educação no Brasil. Políticas públicas no campo da educação. Participação da Psicologia no campo da Educação. Análise das modalidades teórico-metodológicas da práxis entre Psicologia, Sociedade e Pedagogia. A atuação do psicólogo no campo educacional. A formação numa perspectiva interdisciplinar. Questões éticas.

• Introduzir o aluno às questões pertinentes à constituição histórica da Psicologia Escolar como área de estudo e de intervenção, enfatizando as dimensões políticas e éticas que atravessam os campos da Psicologia e da Educação.
  • Introduzir os aspectos históricos da Psicologia e da Educação que contribuíram à constituição da Psicologia Escolar enquanto disciplina e área de atuação.
  • Discutir os aspectos éticos e políticos que atravessam as interfaces entre Psicologia e a Educação
  • Trabalhar as dimensões da pesquisa e da intervenção relacionadas à inserção da psicologia no campo educacional