PSI0040 – PSICOLOGIA APLICADA AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Justificativa: O atendimento psicológico das diversidades tem se tornado uma demanda crescente na formação dos psicólogos; dentre estes, se destaca aquele voltado para as às necessidades especiais, no qual estes profissionais são convocados a diagnosticar e intervir junto à esta significativa população, muitas vezes excluída de meios de acesso que as permita vivenciarem plenamente seus direitos e deveres enquanto cidadãos. Faz -se necessário ao estudante de psicologia conhecer e compreender as diferentes perspectivas sobre a temática, bem como as características e pe culiaridades dos sujeitos com deficiência em seus aspectos etiológicos, funcionais e sociais visando favorecer seu processo de inclusão social.

Ementa: Evolução histórica do conceito de diferença e deficiência. A inclusão social das pessoas com deficiência. As políticas coletivas e os discursos de inclusão.  O sujeito e a deficiência: a deficiência auditiva, a deficiência visual, a deficiência física, a deficiência intelectual, as altas habilidades/superdotação e os transtornos globais do desenvolvimento. O acompanhamento psicológico de acordo com a especificidade de cada caso: diagnóstico, intervenção e prevenção. As relações na família. O trabalho nas instituições. O trabalho interdisciplinar.

Objetivos Gerais e Específicos:

• Apresentar e discutir conceitos relacionados à atuação do psicólogo junto a sujeitos com necessidades especiais.
  • Conhecer a construção histórica das noções de diferença e deficiência;
  • Compreender os principais aspectos etiológicos, funcionais e sociais das deficiências;
  • Conhecer as políticas públicas de inclusão voltadas para sujeitos com deficiência;
  • Caracterizar as principais demandas e estratégias de intervenção do psicólogo junto aos sujeitos com deficiência, suas famílias e comunidade.