PSI0052 – PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO E DAS ORGANIZACOES III

Justificativa: A disciplina se propõe a problematizar e discutir a relação entre trabalho e saúde, em especial, a saúde mental, tendo em vista ser esta uma temática cada vez mais em evidência devido às implicações do conjunto de transformações ocorridos no mundo do trabalho na vida psíquica dos trabalhadores. Contemporaneamente, as diversas expressões de sofrimento no trabalho tem sido alvo de estudos sistemáticos, produzindo, consequentemente, um conjunto de teorias que se propõem a entender e explicar o fenômeno. Neste sentido, é fundamental que o futuro profissional de psicologia tenha contato com este campo de conhecimento para que tenha condições de atuar de modo conseqüente na área da psicologia do trabalho e das organizações.

Ementa: Os sentidos do trabalho na contemporaneidade; a relação entre trabalho e saúde, com enfoque especial na saúde mental; compreensão das formas de expressão do sofrimento psíquico no trabalho; abordagens teóricas acerca da questão saúde mental e trabalho.

Objetivos:

• Introduzir o estudante de psicologia no debate sobre a relação trabalho e saúde, enfocando especialmente a saúde mental, com vistas a oferecer elementos básicos que possam contribuir para sua atuação futura no campo do trabalho e das organizações.
  • Colocar o estudante de psicologia em contato com um campo novo de atuação na área de psicologia social e do trabalho;
  • Oferecer possibilidades de aliar aspectos teóricos e práticos para a compreensão da relação entre trabalho e saúde.