PSI0054 – ESTAGIO OBRIGATORIO NA ENFASE – PROCESSOS CLINICOS E ATENCAO A SAUDE

Justificativa: O Estágio obrigatório na ênfase – Processos clínicos e atenção à saúde mostra-se o ponto culminante da formação do psicólogo clínico, na medida em que aplicará as técnicas aprendidas durante a sua formação e lidará com as dimensões práticas e cotidianas do trabalho sobre o sofrimento psíquico. Ademais, o aluno terá a oportunidade de lidar com os impasses éticos decorrentes de sua prática.

Ementa: Prática supervisionada de planejamento e intervenção em processos clínicos e de atenção à saúde em diferentes orientações teóricas e metodológicas. Reflexões e discussões sobre a formação do psicólogo e sua inserção profissional.

Objetivos:

• Intervenção em processos clínicos e de atenção à saúde nas diferentes orientações teóricas em psicologia.
  • Refletir sobre a construção do discurso psicopatológico sobre a infância na modernidade;
  • Compreender as diferenças entre algumas perspectivas diagnósticas e suas dimensões de normalização e disciplinamento dos sujeitos;
  • Estudar criticamente como ocorreu a apropriação da infância pelo discurso psicopatológico;
  • Apresentar as grandes correntes em psicopatologia e suas tendências atuais;
  • Explorar clinicamente os principais quadros psicopatológicos da infância e da adolescência.