PSI0043 – PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL II
Justificativa: Em um contexto de desmonte das instituições públicas e de propostas educacionais reformistas, de caráter neoliberal, a psicologia escolar e educacional se apresenta como uma das áreas mais importantes de afirmação do compromisso social e político da psicologia na atualidade. É nessa perspectiva que propomos uma disciplina crítica, organizada em torno de sete temas de inegável relevância para o ofício do psicólogo escolar em nossos dias: fracasso escolar, inclusão, violência, medicalização, políticas de gênero, novas tecnologias, reforma curricular. Articulando teoria e prática nas discussões dos temas, esperamos proporcionar a inserção dos alunos no contexto escolar, contribuindo para a formação de futuros psicólogos escolares.
Ementa: Cotidiano escolar/ educacional e os modos de subjetivação contemporâneos. Relações interpessoais, grupais, intergrupais e institucionais presentes no contexto educacional. Novos rumos da Psicologia Escolar/educacional no cotidiano educacional brasileiro contemporâneo.
Objetivos:
- Articular teoria e prática na reflexão de sete importantes temas para a atuação do psicólogo escolar.
- Debater temas centrais na formação e atuação do psicólogo escolar na atualidade.
- Aproximar o discente da prática da psicologia nas escolas.
- Proporcionar contato direto do discente com diversos agentes do cenário escolar.