Nota de pesar pelo falecimento da Professora Francisca Denise Silva Vasconcelos

Data de publicação: 1 de junho de 2022. Categoria: Sem categoria

O Curso de Psicologia da UFC – Campus Sobral vem a público externar sentimentos de profunda tristeza e dor pelo falecimento da Professora Francisca Denise Silva Vasconcelos, na noite desta terça-feira, 31 de maio de 2022.

Denise era presença amiga, querida, admirada e respeitada por todos, um exemplo de luta, perseverança e generosidade. Um ser singular que deixará uma imensa saudade. Ela tem uma história íntima e esteve presente no curso desde o seu surgimento, em 2006, ainda na condição de professora substituta. E em 2010, ingressou na instituição, neste colegiado, na condição de professora efetiva. Dedicou-se de modo ímpar com o curso de Psicologia, com o Campus de Sobral e com a Universidade Federal do Ceará, a frente de importantes ações de ensino, pesquisa e extensão, que estreitavam os laços entre academia e sociedade, visando a redução da desigualdade, o respeito às diferenças e o exercício da cidadania ativa.

Fonte: arquivo pessoal.

Por meio do Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidade (LAEDDES) – projeto de extensão conduzido pela docente desde 2010 –, impactou positivamente a vida de inúmeras pessoas, entre elas, professores, estudantes, populações em situação de vulnerabilidade social e econômica, e pessoas marginalizadas pela desigualdade nas suas mais diversas formas (econômica, étnico-racial, de gênero, de idade, entre outras). A partida precoce da Denise arrebata a todos nós que convivemos com ela.

À família e aos amigos, registramos a nossa solidariedade e apoio por esta irreparável perda e rogamos para que todos possam receber conforto nesse momento de grande lástima, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé e esperança.

Coordenação do Curso de Psicologia