PSI0049 – TTP I – FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E HUMANISMO

Justificativa: Com base nos fundamentos epistemológicos das abordagens fenomenológico-existenciais anteriormente estudados nas disciplinas pré-requisitos, o aluno deve agora familiarizar-se com a prática psicoterápica em seus vários aspectos. Terá oportunidade de observar, avaliar e entrar em contato com a prática clínica da Abordagem Centrada na Pessoa e da Gestalt-terapia, como experiência preparatória para a iniciação do estágio em psicologia clínica.

Ementa: Bases teóricas das abordagens fenomenológico-existenciais: a Abordagem Centrada na Pessoa e a Gestalt-terapia, seus objetivos terapêuticos, contrato, vínculo terapêutico; o papel da técnica; condução do processo, mudança terapêutica e encerramento.

• Compreender os fundamentos teóricos e metodológicos da prática clínica nas abordagens fenomenológico-existenciais.
  • Delinear os aspectos funcionais da psicoterapia centrada na pessoa;
  • Conhecer a proposta da clínica a partir do referencial da gestalt-terapia;
  • Identificar a especificidade da prática terapêutica no referencial humanista-fenomenológico.